[^] >> [ COLORnization ]
COLORnization

//Performance COLORnization / Loop2009


Como Nascem as Cores?



Performance de Vjing realizada na mostra do Festival Loop2009 em Barcelona que utilizava além da tradicional técnica de vjing que utiliza vídeos e animações pré-produzidas, o desenvolvimento de um software customizado em Processing/Java responsável por gerar visuais em 3d que reacionavam diretamente à informação gerada pelo dj Bluermutt em tempo real.



Detalhes do processo criativo:



O tema desenvolvido para a apresentação durante o workshop Evolutivo&Repetitivo foram os "processos" dentro do âmbito NaturalMedia. COLORnization tenta explicar o processo de criação das cores que inicia quiçás antes da gênese do próprio universo. Em um princípio só existia uma massa de "protocolores", que é a unidade básica necessária para uma cor ser formada, essas protocolores tem um comportamento inicial que é agrupar-se e manter-se muito unidas, formando uma massa que não permite que sejam diferenciadas entre si. Então há um momento de tensão extrema onde esta massa explode. Assim as protocolores são liberadas e necessitam novamente se organizar, começa a atuar um processo de seleção e isolamento, pois as que ficaram mais isoladas não conseguem chegar a tempo para formar a nova massa e ficam sozinhas. Pouco à pouco enquanto vai sucedendo este processo de explosões mais e mais vezes, aumenta o número de cores fora da massa, as quais começam a reagrupar-se em novas massas, agora saturadas de cor prontas para colonizar nossa dimensão:)



Apresentação desenvolvida pelo coletivo Los Espinacas, Ricardo Leite, Sebastian Infante e eu durante o workshop Evolutivo&Repetitivo com Frederico Joselevich /Area3.
O software foi desenvolvido utilizando a engine responsável pela sincronia OSC (openSoundControl) desenvolvida por Cristobal Castilla /AERStudio.

reel1
foto dj
reel2
foto stage
reel3
foto tela
reel
reel4
Creative Commons License // RSS RSS Feed //